Déficit de policiais contribui para o aumento dos assassinatos, em Araioses (um policial para cada 10.650 habitantes)





Polícia

Polícia



A segurança pública do Maranhão voltou a ser tema de debates na Assembleia Legislativa. Na manhã desta quinta-feira , o deputado estadual Bira do Pindaré (PT) revelou dados alarmantes sobre o tema. Segundo ele, Estado possui o maior déficit de policiais militares por habitantes do Brasil. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, o Maranhão possui 6.569.683 habitantes e um contingente policial de 5.740 oficiais. O dado implica em uma proporcionalidade de um PM para 1.145 habitantes.

Dados revelados pelo “Jornal Pequeno” após pesquisa junto ao Instituto Médico Legal (IML) de São Luís e ao portal da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) revelaram um total de 436 assassinatos registrados de janeiro a junho deste ano na região metropolitana.

O número superou em 126 casos, ou 40,7%, os homicídios registrados no primeiro semestre do ano passado, que teve 310 assassinatos. O mês de junho contabilizou 74 homicídios, na grande ilha, o que representa uma média de mais de 2,4 casos por dia.

Para o deputado Bira, os números apresentados representam a falência do sistema de Segurança Pública do Maranhão. “O Maranhão possui o pior déficit de Policiais Militares por habitante do país. A política pública de Segurança do Estado é completamente equivocada. A governadora não investe em recursos humanos e qualificação profissional, ela pensa que instalando câmeras os problemas serão todos resolvidos, a quantidade de assassinatos em São Luís prova o contrário”, destacou.

O petista apresentou um quadro da relação pessoas por PM no Maranhão e constatou que os maiores déficits estão nas seguintes cidades: Itapecuru (um policial para cada 15.531 habitantes), Araioses (um policial para cada 10.650 habitantes), Penalva (um policial para cada 8.562 habitantes) e Turiaçu (um policial para cada 8.489 habitantes).

São Luís possui a melhor média, o que representa, em um universo de 1.011.943 habitantes, um contingente policial de 2.482 homens. Em média a capital possui um policial para cada 408 pessoas. Na opinião do deputado Bira, estes números revelam o péssimo tratamento dispensado pela governadora aos policiais militares.

O Maranhão possui 5.740 habitantes e o Governo do Estado promete a realização de um concurso público para o provimento de 2.000 vagas na PM. Para o Maranhão alcançar a média do Brasil, precisaria chegar ao número 12 mil policiais militares.

“O Sistema de Segurança Pública do Maranhão é uma tragédia. Se a governadora quiser resolver o problema de verdade ela precisa investir no ser humano, formando policiais e oferecendo condições dignas de trabalho. Se ela acabar com a vergonha do ‘Conselhão’, poderiam ser contratados 400 policiais, o que não resolveria, mas amenizaria o déficit de PM´s por habitantes no Maranhão”, garantiu Bira.


Fonte: Blog Jorge Vieira

Comentários