NOTA DE ESCLARECIMENTO - PREFEITURA DE SÃO BERNARDO


A Secretaria Municipal de Saúde, através da Direção do Hospital Municipal Felipe Jorge (HMFJ), vem a público esclarecer os fatos sobre o atendimento e a transferência da paciente de iniciais A. K. C., gestante, ocorridos no dia 31 de janeiro de 2020. 
A gestante, com 33 semanas e 2 dias de gestação de acordo com ultrassonografia prévia, teve quadro de pré-eclampsia e foi prontamente contornado pelo tratamento médico adequado a mãe e bebê, que se mantiveram com vitalidade. 
Neste ínterim todos os efetivos cuidados foram adotados pela equipe hospitalar, monitorização dos sinais vitais, como pressão arterial, frequência cardíaca, saturação de oxigênio, batimentos cardíacos fetais, entre outros. Vale ressaltar que todas as medicações necessárias estão disponíveis no hospital. 
Cabe destacar que a patologia apresentada é deveras frequente e que a resolução definitiva se dá por meio do parto, porém em caso de parto prematuro, é indicado postergar o parto, mantendo o quadro estabilizado, até a ação da corticoterapia, esta tem por finalidade reduzir a morbidade e mortalidade neonatais. Além disso, fazia-se necessária a imperiosa e iminente condução do parto em hospital com suporte de UTI neonatal para o bem do bebê, prematuro.
A gestante foi transferida com todo o suporte necessário no mesmo dia para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), após os cuidados efetivos da equipe do HMFJ. No dia seguinte, após ação da corticoterapia, o parto foi realizado. O HEDA possui suporte de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Mãe e bebê passam bem. 
Envidados todos os esforços, a equipe do Hospital Municipal Felipe Jorge tem total perícia para acompanhamentos de tais casos, devendo a população manter-se confiante nas condutas dos profissionais de saúde. 
Em tempo, a Secretaria Municipal de Saúde coloca-se à disposição da comunidade e da família para mais esclarecimentos.

Comentários