Prefeitura de Araioses fortalece a segurança pública com capacitação da Guarda Civil Municipal


Na última sexta-feira, 26 de junho, a Prefeitura de Araioses, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, realizou o curso “Aspectos Jurídicos da Abordagem no Âmbito das Atribuições da Guarda Civil”, reforçando o compromisso da gestão do prefeito Neto Carvalho com o fortalecimento da segurança pública e a qualificação contínua dos agentes da Guarda Civil Municipal.

A capacitação contou com a participação de especialistas da área policial e de inteligência, entre eles o delegado Ayslan Magalhães de Brito, especialista em Ciências Criminais; Naelson Pereira de Mesquita, oficial investigador e analista de inteligência policial; e do delegado de Polícia Civil Tiago Castro, que atua no município de Araioses e também participou da programação, fortalecendo a integração entre as forças de segurança.

Durante o curso, foram abordados temas fundamentais para a atuação da Guarda Civil Municipal, como aspectos jurídicos da atividade da Guarda, técnicas de abordagem, perseguição, flagrante delito, inteligência policial e o uso de ferramentas de inteligência que auxiliam no trabalho operacional.

Um dos principais destaques da formação foi o treinamento para utilização do aplicativo Lupa, ferramenta que passa a integrar as atividades da Guarda Civil Municipal. O sistema permite identificar veículos com restrição de roubo ou furto e consultar informações sobre mandados de prisão, proporcionando mais agilidade, eficiência e segurança durante as ocorrências. A ferramenta também será disponibilizada à Polícia Militar, fortalecendo a integração entre as forças de segurança que atuam no município.

A implementação da ferramenta e a capacitação dos agentes foram viabilizadas pela Secretaria Municipal de Defesa Social, sob a liderança do secretário Denys Leão.

“Estamos investindo na qualificação da nossa Guarda e em novas tecnologias para oferecer mais segurança e eficiência no atendimento à população. Esse é mais um avanço importante para Araioses.”, destacou o secretário.

Com ações como essa, a Prefeitura de Araioses fortalece a atuação da Guarda Civil Municipal, investe em tecnologia, integração entre as forças de segurança e capacitação profissional, ampliando a proteção da população e construindo uma nova história para o município.


URGENTE: Josimar Maranhãozinho é alvo de mais uma operação da Polícia Federal


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25/6), uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA), em Brasília e no Maranhão. O parlamentar é apontado pelos investigadores como líder de um esquema de corrupção envolvendo a liberação de emendas parlamentares mediante pagamento de propina por prefeitos.

Segundo a investigação, o grupo exigia dos gestores municipais o pagamento de uma taxa equivalente a 25% do valor total de cada emenda destinada ao município. De acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público, prefeitos que se recusavam a pagar a vantagem indevida eram pressionados para aderir ac esquema.

A nova ofensiva ocorre poucas semanas após Josimar

Maranhãozinho ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa. Na ação penal, a Corte concluiu que o deputado integrava um grupo que negociava a liberação de recursos públicos em troca de propina.

Conforme a condenação, o parlamentar teria solicitado e recebido mais de R$ 1 milhão em vantagens indevidas relacionadas ao esquema de desvio de emendas parlamentares.

As investigações apontaram que a cobrança da propina incidia sobre o valor integral dos recursos destinados às prefeituras.

Apesar da condenação, Josimar Maranhãozinho permanece no exercício do mandato. A decisão ainda admite recursos e, mesmo após eventual trânsito em julgado, a perda do mandato depende de deliberação da Câmara dos Deputados, conforme prevê a Constituição.

A operação desta quinta-feira busca aprofundar as investigações sobre a atuação do grupo criminoso, identificar novos elementos de prova e verificar a possível participação de outros envolvidos no esquema.




PF apreende maços de dinheiro em operação que apura suspeita de desvio de emenda parlamentar; veja imagensAgentes cumpriram 18 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, Goiás e Maranhão


A Polícia Federal apreendeu nesta quinta-feira maços de dinheiro e um helicóptero na operação Afluente, que apura suspeita de desvio de emendas parlamentares. Um dos alvos da ação é o deputado Josimar Maranhãozinho (PL-MA). A ofensiva mira empresas contratadas para a execução de obras com recursos públicos, entre elas uma companhia da qual o deputado é sócio. São cumpridos 18 mandados de busca e apreensão no Disitrito Federal, Goiás e Maranhão. Um dos endereços vasculhados foi a casa do parlamentar.

Segundo as investigações, as emendas eram desviadas por meio de repasses à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O inquérito se debruça sobre supostos crimes de organização criminosa, corrupção, peculato e lavagem de dinheiro.

Maranhãozinho já foi condenado por ter cobrado e recebido propinas para encaminhar emendas parlamentares a municípios do Maranhão. A sentença foi imposta em março pelo Supremo, e também atingiu os deputados Gildenemyr de Lima Sousa (Pastor Gil) (PL-MA) e João Bosco da Costa (Bosco Costa) (PL-SE). Tratou-se da primeira condenação de parlamentares por corrupção pela “venda” de emendas.

A Primeira Turma do Supremo entendeu que ficou comprovada a denúncia de que, entre janeiro e agosto de 2020, os deputados pediram a um prefeito do interior maranhense o pagamento de R$ 1,7 milhão em propina em troca da indicação de cerca de R$ 6,7 milhões em emendas para a cidade.

Durante o julgamento, o ministro Flávio Dino afirmou que havia "dezenas de inquéritos" em curso sobre corrupção com o desvio de repasses parlamentares.





Prefeitura de Araioses realiza 2ª etapa da entrega de títulos da REURB e garante mais segurança jurídica às famílias


Na manhã da quarta-feira, 24 de junho, a Prefeitura de Araioses realizou, na sede da Prefeitura Municipal, a 2ª etapa da entrega das Certidões de Títulos Imobiliários da REURB (Regularização Fundiária Urbana). A solenidade marcou mais um importante avanço para dezenas de famílias araiosenses, que passaram a receber a titulação definitiva de seus imóveis, garantindo mais segurança jurídica, valorização patrimonial e cidadania.

O evento contou com a presença do procurador do Município e presidente da Comissão da REURB, Erlan Souza; do secretário municipal de Administração e Finanças, Rafael Carvalho; da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Dora Santos; do representante do Tribunal de Justiça do Maranhão e do Núcleo de Governança Fundiária, Robert Sousa; e do assessor jurídico e coordenador da REURB, Wagner Santos.

A Regularização Fundiária Urbana é uma política pública que assegura o direito legal à propriedade, proporcionando aos beneficiários mais tranquilidade, acesso a financiamentos, valorização dos imóveis e melhores condições de vida. Além disso, fortalece o planejamento urbano e contribui para o desenvolvimento sustentável do município.

O prefeito Neto Carvalho destacou a importância da iniciativa e reafirmou o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso à regularização fundiária, garantindo mais dignidade e segurança às famílias de Araioses.

Uma das moradoras beneficiadas comemorou a conquista e agradeceu pela entrega do documento.

“Esperei por esse momento durante muito tempo. Hoje recebo o título do meu imóvel com muita alegria e gratidão. Agradeço à Prefeitura de Araioses e ao prefeito Neto Carvalho por realizarem esse sonho e trazerem mais segurança para minha família.”

A gestão do prefeito Neto Carvalho segue investindo em ações que promovem cidadania, inclusão social e desenvolvimento, consolidando a REURB como um importante instrumento para construir uma Araioses mais organizada, justa e preparada para o futuro.


Neto Carvalho segue reunindo lideranças e fortalecendo pré-candidaturas de João Igor Carvalho e Erlânio Xavier


Em mais um movimento de articulação política na região do Baixo Parnaíba, a liderança Carneirinho esteve reunida nesta quinta-feira (18) com o prefeito Neto Carvalho, reforçando seu compromisso com as pré-candidaturas de João Igor Carvalho e Erlânio Xavier.

O encontro serviu para consolidar o alinhamento político em torno do projeto que busca fortalecer a representatividade da região nas eleições de 2026. Durante a reunião, Carneirinho reafirmou seu apoio ao grupo liderado por Neto Carvalho, destacando a importância da união das lideranças locais em favor do desenvolvimento de Araioses e dos municípios vizinhos.

Na ocasião, também esteve presente o vereador Júlio César Oliveira, que recebeu oficialmente a adesão política da liderança Carneirinho. O gesto foi interpretado como mais um passo no fortalecimento das alianças que vêm sendo construídas no município, ampliando a base de apoio ao grupo político.

Segundo participantes do encontro, o momento foi marcado pelo diálogo, pela reafirmação de compromissos e pela construção de estratégias voltadas ao fortalecimento das futuras candidaturas. A expectativa é que novas adesões e alianças sejam anunciadas nos próximos meses, consolidando ainda mais o projeto político na região.

O Prefeito Neto Carvalho segue também apoiando a pré candidatura de Orleans Brandão em toda a região para Governador do Maranhão.

Prefeitura de Araioses intensifica combate aos focos do mosquito com ação coordenada pela Secretaria de Saúde


A Prefeitura de Araioses, na gestão do prefeito Neto Carvalho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe de Agentes de Combate às Endemias, realizou nesta semana uma importante ação de enfrentamento aos focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em diversos pontos do município.

A mobilização teve como objetivo identificar e eliminar possíveis criadouros, além de orientar a população sobre medidas preventivas que ajudam a evitar a proliferação do mosquito. Durante a ação, os agentes percorreram áreas estratégicas, reforçando o trabalho de vigilância e conscientização junto aos moradores.

A iniciativa faz parte das ações permanentes desenvolvidas pela gestão municipal para fortalecer a saúde pública e reduzir os riscos de doenças transmitidas pelo mosquito. O prefeito Neto Carvalho tem reforçado o compromisso da administração em manter os serviços de prevenção ativos e próximos da população.

A Prefeitura destaca que o combate ao mosquito é uma responsabilidade compartilhada e reforça a importância da colaboração dos moradores na eliminação de recipientes que possam acumular água, contribuindo para um município mais seguro e saudável para todos.