URGENTE: Josimar Maranhãozinho é alvo de mais uma operação da Polícia Federal


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25/6), uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA), em Brasília e no Maranhão. O parlamentar é apontado pelos investigadores como líder de um esquema de corrupção envolvendo a liberação de emendas parlamentares mediante pagamento de propina por prefeitos.

Segundo a investigação, o grupo exigia dos gestores municipais o pagamento de uma taxa equivalente a 25% do valor total de cada emenda destinada ao município. De acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público, prefeitos que se recusavam a pagar a vantagem indevida eram pressionados para aderir ac esquema.

A nova ofensiva ocorre poucas semanas após Josimar

Maranhãozinho ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa. Na ação penal, a Corte concluiu que o deputado integrava um grupo que negociava a liberação de recursos públicos em troca de propina.

Conforme a condenação, o parlamentar teria solicitado e recebido mais de R$ 1 milhão em vantagens indevidas relacionadas ao esquema de desvio de emendas parlamentares.

As investigações apontaram que a cobrança da propina incidia sobre o valor integral dos recursos destinados às prefeituras.

Apesar da condenação, Josimar Maranhãozinho permanece no exercício do mandato. A decisão ainda admite recursos e, mesmo após eventual trânsito em julgado, a perda do mandato depende de deliberação da Câmara dos Deputados, conforme prevê a Constituição.

A operação desta quinta-feira busca aprofundar as investigações sobre a atuação do grupo criminoso, identificar novos elementos de prova e verificar a possível participação de outros envolvidos no esquema.




PF apreende maços de dinheiro em operação que apura suspeita de desvio de emenda parlamentar; veja imagensAgentes cumpriram 18 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, Goiás e Maranhão


A Polícia Federal apreendeu nesta quinta-feira maços de dinheiro e um helicóptero na operação Afluente, que apura suspeita de desvio de emendas parlamentares. Um dos alvos da ação é o deputado Josimar Maranhãozinho (PL-MA). A ofensiva mira empresas contratadas para a execução de obras com recursos públicos, entre elas uma companhia da qual o deputado é sócio. São cumpridos 18 mandados de busca e apreensão no Disitrito Federal, Goiás e Maranhão. Um dos endereços vasculhados foi a casa do parlamentar.

Segundo as investigações, as emendas eram desviadas por meio de repasses à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O inquérito se debruça sobre supostos crimes de organização criminosa, corrupção, peculato e lavagem de dinheiro.

Maranhãozinho já foi condenado por ter cobrado e recebido propinas para encaminhar emendas parlamentares a municípios do Maranhão. A sentença foi imposta em março pelo Supremo, e também atingiu os deputados Gildenemyr de Lima Sousa (Pastor Gil) (PL-MA) e João Bosco da Costa (Bosco Costa) (PL-SE). Tratou-se da primeira condenação de parlamentares por corrupção pela “venda” de emendas.

A Primeira Turma do Supremo entendeu que ficou comprovada a denúncia de que, entre janeiro e agosto de 2020, os deputados pediram a um prefeito do interior maranhense o pagamento de R$ 1,7 milhão em propina em troca da indicação de cerca de R$ 6,7 milhões em emendas para a cidade.

Durante o julgamento, o ministro Flávio Dino afirmou que havia "dezenas de inquéritos" em curso sobre corrupção com o desvio de repasses parlamentares.





Prefeitura de Araioses realiza 2ª etapa da entrega de títulos da REURB e garante mais segurança jurídica às famílias


Na manhã da quarta-feira, 24 de junho, a Prefeitura de Araioses realizou, na sede da Prefeitura Municipal, a 2ª etapa da entrega das Certidões de Títulos Imobiliários da REURB (Regularização Fundiária Urbana). A solenidade marcou mais um importante avanço para dezenas de famílias araiosenses, que passaram a receber a titulação definitiva de seus imóveis, garantindo mais segurança jurídica, valorização patrimonial e cidadania.

O evento contou com a presença do procurador do Município e presidente da Comissão da REURB, Erlan Souza; do secretário municipal de Administração e Finanças, Rafael Carvalho; da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Dora Santos; do representante do Tribunal de Justiça do Maranhão e do Núcleo de Governança Fundiária, Robert Sousa; e do assessor jurídico e coordenador da REURB, Wagner Santos.

A Regularização Fundiária Urbana é uma política pública que assegura o direito legal à propriedade, proporcionando aos beneficiários mais tranquilidade, acesso a financiamentos, valorização dos imóveis e melhores condições de vida. Além disso, fortalece o planejamento urbano e contribui para o desenvolvimento sustentável do município.

O prefeito Neto Carvalho destacou a importância da iniciativa e reafirmou o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso à regularização fundiária, garantindo mais dignidade e segurança às famílias de Araioses.

Uma das moradoras beneficiadas comemorou a conquista e agradeceu pela entrega do documento.

“Esperei por esse momento durante muito tempo. Hoje recebo o título do meu imóvel com muita alegria e gratidão. Agradeço à Prefeitura de Araioses e ao prefeito Neto Carvalho por realizarem esse sonho e trazerem mais segurança para minha família.”

A gestão do prefeito Neto Carvalho segue investindo em ações que promovem cidadania, inclusão social e desenvolvimento, consolidando a REURB como um importante instrumento para construir uma Araioses mais organizada, justa e preparada para o futuro.


Neto Carvalho segue reunindo lideranças e fortalecendo pré-candidaturas de João Igor Carvalho e Erlânio Xavier


Em mais um movimento de articulação política na região do Baixo Parnaíba, a liderança Carneirinho esteve reunida nesta quinta-feira (18) com o prefeito Neto Carvalho, reforçando seu compromisso com as pré-candidaturas de João Igor Carvalho e Erlânio Xavier.

O encontro serviu para consolidar o alinhamento político em torno do projeto que busca fortalecer a representatividade da região nas eleições de 2026. Durante a reunião, Carneirinho reafirmou seu apoio ao grupo liderado por Neto Carvalho, destacando a importância da união das lideranças locais em favor do desenvolvimento de Araioses e dos municípios vizinhos.

Na ocasião, também esteve presente o vereador Júlio César Oliveira, que recebeu oficialmente a adesão política da liderança Carneirinho. O gesto foi interpretado como mais um passo no fortalecimento das alianças que vêm sendo construídas no município, ampliando a base de apoio ao grupo político.

Segundo participantes do encontro, o momento foi marcado pelo diálogo, pela reafirmação de compromissos e pela construção de estratégias voltadas ao fortalecimento das futuras candidaturas. A expectativa é que novas adesões e alianças sejam anunciadas nos próximos meses, consolidando ainda mais o projeto político na região.

O Prefeito Neto Carvalho segue também apoiando a pré candidatura de Orleans Brandão em toda a região para Governador do Maranhão.

Prefeitura de Araioses intensifica combate aos focos do mosquito com ação coordenada pela Secretaria de Saúde


A Prefeitura de Araioses, na gestão do prefeito Neto Carvalho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe de Agentes de Combate às Endemias, realizou nesta semana uma importante ação de enfrentamento aos focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em diversos pontos do município.

A mobilização teve como objetivo identificar e eliminar possíveis criadouros, além de orientar a população sobre medidas preventivas que ajudam a evitar a proliferação do mosquito. Durante a ação, os agentes percorreram áreas estratégicas, reforçando o trabalho de vigilância e conscientização junto aos moradores.

A iniciativa faz parte das ações permanentes desenvolvidas pela gestão municipal para fortalecer a saúde pública e reduzir os riscos de doenças transmitidas pelo mosquito. O prefeito Neto Carvalho tem reforçado o compromisso da administração em manter os serviços de prevenção ativos e próximos da população.

A Prefeitura destaca que o combate ao mosquito é uma responsabilidade compartilhada e reforça a importância da colaboração dos moradores na eliminação de recipientes que possam acumular água, contribuindo para um município mais seguro e saudável para todos.


Senador Weverton Rocha amplia apoio aos municípios e ultrapassa marca de 2 mil equipamentos entregues à agricultura familiar no Maranhão


O senador Weverton Rocha realizou mais uma importante entrega de equipamentos para fortalecer a agricultura familiar maranhense. De acordo com o senador, já são 2.320 equipamentos e implementos agrícolas entregues, todos destinados a municípios, cooperativas e associações em diversas regiões do Maranhão.


Os equipamentos foram entregues nesta segunda-feira, no galpão da Codevasf, beneficiando os municípios de Bacabeira, Matões do Norte, Capinzal do Norte, Fernando Falcão e Caxias, além de associações de produtores rurais.


Nesta etapa, foram entregues um caminhão para a Cooperativa de Produtores e Agricultores Rurais do Maranhão (Coopagri), de Caxias; um caminhão para a Prefeitura de Matões do Norte; um caminhão para o Sindicato dos Pescadores e Pescadoras de Bacabeira; um trator completo para a Associação Comunitária Vida Nova, do povoado Leandro, em Fernando Falcão; além de dez kits de irrigação e um arado para Capinzal do Norte. Para o município também foi destinado um trator por meio de emenda da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale.


“Estamos atendendo às solicitações de forma a contemplar as necessidades de cada região. Um caminhão, por exemplo, ajuda a associação a transportar sua produção e buscar insumos. Isso fortalece a agricultura familiar, otimiza a produção e gera renda para quem vive do campo”, destacou o senador.


O prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves, ressaltou a parceria com o senador Weverton Rocha.


“O senador Weverton está sempre presente, ajudando o nosso município. Tenha certeza, senador, de que este equipamento será de grande importância para a nossa economia”, afirmou.


O presidente da Coopagri, Adilson da Silva, também agradeceu pela entrega do veículo.


“Este caminhão vai nos ajudar no escoamento da nossa produção. Obrigado, senador, pela ajuda e pela atenção de sempre”, disse.


O prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, participou da entrega do trator destinado à Associação Comunitária Vida Nova, de Fernando Falcão.


“Participo com muita felicidade deste momento ao lado dos companheiros de Fernando Falcão. Este equipamento será importante para fortalecer a agricultura da região e foi uma solicitação feita pela Bruna Pessoa ao senador Weverton. Ela não pôde estar presente, mas estou aqui para agradecer”, declarou.


O superintendente da Codevasf no Maranhão, Clóvis Paz, destacou a importância da iniciativa.


“Com mais esta entrega, a Codevasf cumpre o seu papel de facilitar o trabalho dos nossos pequenos agricultores”, afirmou.


A entrega dos equipamentos garante melhores condições de trabalho aos produtores rurais, fortalecendo a produção, aumentando a produtividade e gerando mais renda para as famílias do campo. Entre os equipamentos entregues ao longo dos últimos anos estão tratores, caminhões, colheitadeiras, kits de irrigação e outros implementos que auxiliam desde o plantio até o escoamento da produção.


O senador também ressaltou que, ao longo de seu mandato, equipamentos foram destinados a diferentes localidades do estado, contemplando assentamentos da reforma agrária, associações rurais e comunidades agrícolas. Entre os exemplos estão a entrega de uma colheitadeira de arroz para produtores de Itapecuru, tratores para agricultores do Sul do Maranhão e kits de irrigação para municípios como Igarapé Grande.