ARAIOSES, está cheio de quebra-carros, isso mesmo quebra-carros, são lombadas feitas a facão para ser mais alusivo, sem nenhum padrão. Que tem como objetivo proteger principalmente os estudantes ao saírem das escolas.
Só que casos de acidente na saída das escolas são raríssimos, temos como vizinha a cidade de Parnaíba-PI, quantos quebra molas tem em frente as UEs?
Será que a necessidade não é de educação de trânsito, será que a necessidade não é de sinalização, será que a necessidade não é de multa para quem desrespeita
Lombadas de uma maneira geral, atrasam ambulâncias em situação de emergência, geram congestionamentos em avenidas muito movimentadas em horário de rush (pico), aumentam o consumo de elementos e combustível, podem gerar acidentes, principalmente quando não sinalizados (caso de Araioses) e atestam subdesenvolvimento social e econômico do local, uma vez que não são encontrados em países desenvolvidos ou nas melhores cidades do Brasil. Seu uso se torna necessário para obrigar os mau motoristas à reduzir a velocidade em locais de risco, como escolas e hospitais.
As lombadas devem obedecer a resolução 39 do CONTRAN, devem obrigatoriamente ser sinalizadas e podem ser de dois tipos de tamanho. No tipo 1 devem ter as medidas de 8 cm de alturapor 1,5m de largura, no tipo 2 devem ter 10 cm de altura por 3m de largura, ambos com o comprimento igual a largura da rua. Devem ser utilizados somente em último caso para a prevenção de acidentes.
Diz o parágrafo único do artigo 94 da resolução 39/98 do Contran: "É proibida a utilização de ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou pela entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo Contran".
Fonte Itamagu
Comentários
Postar um comentário