O prefeito de Araioses, Dr. Cristino, falou das ações de sua gestão e da tática do “quanto pior, melhor” adotada por adversários aliados a oposição, que tentam desconstruir sua gestão.
“Nós vencemos a eleição em 2016 contra estes grupos que até então eram inimigos, adversários e que ficaram 04 anos no poder. Agora eles se abraçaram a oposição e querem que eu faça em 03 meses o que eles não fizeram em 04 anos de mando político”.
Dificuldade no início de mandato
Sem sombra de duvida a maior dificuldade neste início de mandato é o gasto da prefeitura com o setor pessoal. O prefeito anterior deixou a folha de pagamento do servidor em um nível muito alto, chegando a fechar 2016 com 54,61% do orçamento do município. O prudencial é trabalhar com 48%.
Pátio de Máquinas
Encontramos o pátio de máquinas com 90% da frota em péssimo estado de conservação. São veículos sem óleo, sem motor, sem pneu com problemas no rolamento, por exemplo. Já conseguimos reformar três caminhões, mas muitos veículos não conseguem rodar porque não tem pneu e uma licitação pra isso demora muito para fazer. Mas logo tudo estará caminhando corretamente e aí vamos conseguir colocar os equipamentos rodar, dar continuidade às estradas do município.
Saúde
Na área da saúde o secretário Dalmanny está fazendo as melhorias. Estamos mudando o jeito do atendimento da saúde, dando mais assistência ao cidadão, tratando a população com educação, respeito e, claro, remédios.
Transporte escolar
O transporte escolar começou a rodar faz algumas semanas, teve alguns probleminhas, mas veja bem, nós rodamos muitos quilômetros por dia, carregamos todos os alunos. É lógico que algum probleminha vai ter, mas por isso estamos reestruturando. Estamos tomando medidas necessárias pra que consigamos atender os estudantes da melhor maneira possível.
Estradas do interior
Estamos dando retoques nas estradas, enfim, realizando um trabalho emergencial. Para ter uma ideia, 80% das estradas estão em péssimas condições ou seja nunca foram restauradas pela gestão anterior. Passo a passo vamos colocando a nossa maneira de administrar, mas uma maneira nova, valorizando cada centavo que a prefeitura arrecada.
Benefícios em Menos de 03 meses como prometido na área da Saúde
Ambulância e 700 unidades de cisternas estão no primeiro pacote de parceria ente o governo do estado e Araioses
No dia 12 de dezembro passado (reveja aqui) o governador Flávio Dino recebeu em uma mesma audiência no Palácio dos Leões os prefeitos de Araioses, Cristino Gonçalves de Araújo e o de Tutóia Romildo do Hospital.
A ambulância que vem para o Hospital de Araioses está entre as modernas e equipadas da atualidade
Aquele encontro marcou o início do diálogo entre o Governo do Estado e os futuros gestores dos municípios vizinhos para a implementação de políticas públicas que visam o desenvolvimento da região e a melhoria da qualidade de vida da população.
Ao se dirigir ao Dr. Cristino o governador quis saber das prioridades de Araioses e ficou acertado naquele dia que uma ambulância das mais modernas e melhor equipada viria para nossa cidade, como também uma viatura policial. A situação das estradas e o estrangulamento do Rio Santa Rosa também constaram naquela pauta e o governador garantiu que esses pedidos seriam atendidos.
Protótipo de VIVA CIDADÃO que será instalado em Araioses
Depois da posse o Dr. Cristino já teve outros encontros com o governador e cada vez mais essa parceria se firma e bons resultados já estão acontecendo.
Recentemente o prefeito de Araioses juntamente com Maria da Luz – secretária de Agricultura e Marília Gonçalves de Araújo – secretária de Assistência Social estiveram em São Luís para firmaram parcerias com órgãos do Governo do Estado que tem como objetivo o desenvolvimento do município.
As parcerias entre o Governo do Maranhão e Araioses vão se dá por meio do Sistema SAF (AGERP / ITERMA / SAF) com assinatura dos termos de Cooperação Técnica do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e Lançamento dos Editais de Chamada do Programa Cisternas/Primeira Água e Segunda Água.
Governador Flávio Dino entre as secretária Maria da Luz e Marília Gonçalves
A assinatura do termo foi feito na presença de Flávio Dino – Governador do Estado e Adelmo Soares – Secretário de Estado de Agricultura Familiar, entre outras autoridades presentes ao evento.
Dentro de poucos dias Araioses estará recebendo uma ambulância nova para o Hospital do Município e 700 unidades de cisternas para famílias de baixa renda.
700 unidades de cisternas para famílias de baixa renda, como a da foto estão no acordo assinado entre o Governo do Maranhão e Araioses
Também está previsto para o mês de maio a inauguração em nossa cidade com a presença do governador Flávio Dino de uma unidade do programa Viva Cidadão que disponibilizará vários órgãos para agilizar serviços em favor do cidadão araiosense e ainda entidades como o PROCON, a JUCEMA e DETRAN, que pela primeira vez serão instalados em Araioses.
Araioses está entre os 30 municípios maranhenses com menor IDH e a política do governo é de reverter essa situação.
Também está previsto para o mês de maio a inauguração em nossa cidade com a presença do governador Flávio Dino de uma unidade do programa Viva Cidadão que disponibilizará vários órgãos para agilizar serviços em favor do cidadão araiosense e ainda entidades como o PROCON, a JUCEMA e DETRAN, que pela primeira vez serão instalados em Araioses.
Araioses está entre os 30 municípios maranhenses com menor IDH e a política do governo é de reverter essa situação.
Estado que a gestão anterior deixou nossos veículos
Localizadas duas ambulâncias de Araioses que foram abandonadas pela administração passada
O secretário de administração de Araioses, Rafael Gomes Leal enviou ao blog fotos e informações sobre duas ambulâncias de Araioses que foram abandonadas pela administração passada. Uma está na Sertepa – oficina de automóveis de Parnaíba/PI – e outra na Center Diesel em São Luís.
Na sua narrativa ele diz: “conseguimos achar outro patrimônio de Araioses jogado aos cantos pelo antigo gestor, se trata de uma ambulância do município que está em uma oficina a mais de dois anos”.
Ele chegou a falar em outra ambulância encontrada em Parnaíba que estaria a seis meses na oficina, porém ao pedir-lhe mais informações ele disse que a ambulância encontrada em Parnaíba está na Sertepa desde agosto do ano passado, estava lá jogada sem saber o que fazer. Fomos lá e negociamos e adquirimos peças para arrumar o motor, a reforma total desta ambulância até agora está em torno de 20 mil reais e será entregue na próxima semana, disse o secretário.
A outra ambulância, uma Amarok placa SSV-4215 Rafael diz que foi encontrada na Center Diesel em São Luís e que estaria lá há mais de 2 anos e meio e que teria dada a entrada naquela oficina no CNPJ da Prefeitura de Santa Quitéria e o orçamento antigo era de 25 mil reais. E que não foi jogada em ferro velho por estar em bom estado e por se tratar de uma empresa de nome. Agora será feito um novo orçamento que será entregue a ele nesta quarta feira.
O secretário informou também que as duas ambulâncias perderam os motores por falta de manutenção de óleo e má zelo.
As fotos acima são da ambulância marca Amarok placa SSV-4215 que está na Center Diesel em São Luís
Comentários
Postar um comentário