Estudante coloca ‘boca de fumo’ como referência para receber cartão do Enem


referencia-bizarra-enemO Enem 2014 ainda nem passou e as pérolas já aparecem na internet. Jovem justificou endereço como forma de ‘zoar’ e ‘ajudar o carteiro’
Um estudante amapaense de 20 anos utilizou um complemento inusitado para informar o endereço residencial quando foi se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato mora no bairro Perpétuo Socorro, na Zona Leste de Macapá e, na hora de preencher a inscrição no site do Enem, identificou como ponto de referência para o seu endereço a expressão “próximo a uma boca de fumo“. O estudante, que pediu para não ser identificado, disse que quis “zoar” e “ajudar o carteiro” a localizar o endereço. A correspondência traz o endereço do local de provas dos candidatos e outros detalhes sobre a inscrição, mas não precisa ser apresentada no dia da prova.
Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que “o campo ‘complemento’ existente no formulário de inscrição do Enem, cujo preenchimento é de responsabilidade exclusiva do participante, tem por objetivo auxiliar os Correios na entrega dos cartões de confirmação”, e que, “caso seja comprovado que houve desrespeito ao Exame por declaração falsa ou inexata, o candidato será eliminado, conforme prevê o Edital nos itens 4.3 e 19.3.1″.
“Foi uma forma de zoar e na verdade até ajudar o carteiro. Sou bem-humorado e é bem verdade que existe uma boca de fumo por perto”, reforçou o jovem, que disse ser estudioso e estar preparado para fazer o Enem. Ele recebeu a correspondência na terça-feira (28).
“Meu pai achou engraçado e meu irmão também, mas se todo mundo sabe disso [da boca de fumo] por que esconder né?”, questionou o rapaz, que em 2013 ingressou na Universidade Federal do Amapá (Unifap) através do Enem. Ele conta que em 2014 vai fazer o exame apenas para “testar os conhecimentos”.
Em nota, o Inep lamentou o “uso indevido desse campo” e informou que já solicitou esclarecimentos ao participante sobre o motivo que o levou a preencher o mencionado campo dessa forma.

O caso ganhou repercussão no Amapá, após uma imagem do documento ter sido compartilhada nas redes sociais. O estudante disse que ficou surpreso com a quantidade de reproduções da foto na internet. “Eu tirei uma foto e publiquei em um grupo que tenho com os meus amigos no WhatsApp, aí eles começaram a compartilhar e gerou tudo isso”, falou.
Brincadeiras e piadas vão zerar redação do Enem em 2014
Em 2014, quem fugir do tema da redação do Enem com brincadeiras terá a nota zerada. No final da semana, nos dias 8 e 9 de novembro, 9 milhões de candidatos vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. Em 2013, um estudante incluiu um trecho do hino do Palmeiras no texto e o outro escreveu uma receita de macarrão instantâneo no meio da redação. Na época, os dois ainda receberam metade da pontuação.
Fonte: G1 / WhatsApp

Funcionário do Hospital Regional de Chapadinha é morto a tiro na própria residência

CN1, com informações do blog WF

Terça-Feira, 05 de novembro de 2014


A violência continua em alta na cidade de Chapadinha. De acordo com  informações do blog do William Fernandes,  zelador do Hospital Regional de Chapadinha, Antonio Cláudio Vasconcelos, de 43 anos, foi assassinado com um tiro na noite desta terça-feira (04) na própria residência, no Bairro Mutirão, na cidade de  Chapadinha.

Segundo relatos, a confusão começou por causa de um cachorro, que pertencia à vítima e foi morto, também a tiro, pelo homicida.

Leia Também: Final de semana violento em Chapadinha: Jovem morre atropelada e Homem é esfaqueado

Atualizada às 11h10


O zelador do Hapa, Antonio Cláudio Vasconcelos Costa, de 43 anos (completados ontem), foi assassinado com um tiro no peito, por volta das 20h20 desta terça, 4, na própria residência, no Bairro Mutirão, à Rua 7 Quadra D 06, Nº 599, em Chapadinha. O autor do disparo teia sido um jovem identificado apenas como "Izael" ou "Israel",que tem passagem pela polícia.


Segundo relatos, a confusão começou por causa de um cachorro, que pertencia à vítima e foi morto, por Izael.

Uma pessoa disse ter visto quando o jovem passou na frente da casa de Cláudio, que teria feito uma cobrança: "Tu vai pagar o meu cachorro!" e o jovem teria dito que ia em casa pegar o "dinheiro", mas quando retornou, foi com uma arma de fogo e disparou contra a vítima.

Há ainda, relatos de que Cláudio teria "puxado" um facão para Izael.

A polícia já está apurando os fatos e tentando localizar o criminoso.


Breve novas informações.

RETRATAÇÃO


Em atenção ao processo de nº 1128/2014


O Blog do Odair Silva, na pessoa de Odair Silva, vem por meio da presente nota, retratar-se publicamente e pedir desculpas a senhoria Maria de Jesus Ribeiro de Carvalho (Maria Ventura), em relação a reportagem publicada no último dia 01 de setembro de 2014, "Traição e Politica", em que este Blog postou em sua página, uma nota na qual afirmava que a Vereadora do Município de Araioses, Maria Ventura, teria traído o líder politico Neto Carvalho.

Em verdade, obtivemos, em um primeiro momento, esta versão dos fatos, e, por isso mesmo, postamo-la virtualmente. Entretanto, insta-nos informar/esclarecer que, contrariamente ao noticiado anteriormente, Maria Ventura em momento algum traiu ou se vendeu para alguém, por se tratar de uma pessoa integra e de boa índole, de um caráter ilibado.

Destarte, quero externar/esclarecer a todos que o conteúdo da minha declaração/postagem ou de parte dela, jamais teve a intenção implícita ou explícita de atingir, desabonar ou diminuir a conduta da senhoria Maria Ventura, conforme dito anteriormente, somente transmitir uma informação primariamente que nos foi repassada, e, como visto, equivocadamente.

"As fontes jornalísticas são pessoas, entidades e documentos que fornecem informações aos jornalistas, seja emitindo comentários e opiniões, verificando o rigor de dados obtidos ou aferindo a veracidade dos juízos de valor que lhes foram confiados. Em vários casos, as fontes concordam em prover estas informações desde que sua identidade seja preservada incógnita pelo jornalista com quem conversa. Nestas situações, o profissional (repórtereditor ou redator) tem o dever de mantê-la no anonimato e só pode revelá-la caso autorizado pela própria fonte".

Assim, valho-me deste para, formalmente, e no mesmo meio de comunicação, retratar-me das informações, declarações, enfim, postagens anteriormente citadas, pela infelicidade na forma, ordem, termos ou nas expressões usadas (“Acusada de ter traído alguém”), que, pelo visto, se avaliadas pelo seu sentido inverso ou interpretadas a contrario sensu, ensejaram dúvidas quanto a conduta de referência, direta ou indireta, o que, de fato não existe nada que desabone ou incrimine a senhora Maria Ventura.

Outrossim, aproveito essa oportunidade para ressaltar publicamente meu respeito pela a senhora Maria Ventura, tudo com o fito de se fazer um jornalismo responsável, esclarecedor e transparente.

Segunda dia 03 de novembro de 2014 as 15:45 


Odair Silva
Diretor Geral