Câmara de Araioses reprova contas da ex-prefeita Luciana Trinta referentes ao exercício de 2022
terça-feira, 28 de outubro de 2025 Seja o primeiro a comentar!
Enquanto a ex-prefeita Luciana Trinta brinca de blogueira, ela poderia explicar ao povo de Araioses aonde foram parar 420 mil reais do PDDE Equidade que veio para as escolas do município entre 2023 e 2024
Isabella Carvalho desponta como nome forte para um novo tempo em Magalhães de Almeida
segunda-feira, 27 de outubro de 2025 Seja o primeiro a comentar!
VISITAS ÀS UNIDADES DE SAÚDE REFORÇAM O COMPROMISSO DA GESTÃO NETO CARVALHO COM UMA REDE MAIS HUMANIZADA E EFICIENTE
segunda-feira, 20 de outubro de 2025 Seja o primeiro a comentar!
Servidor é denunciado por acúmulo indevido de cargos públicos nos estados do Maranhão e Piauí

Adail Alves Junior, ocupa simultaneamente dois cargos no MA no Piauí; ele é esposa de Hélyca Lustosa, segunda colocada nas eleições de Magalhães de Almeida.
O servidor público Adail Alves Junior foi denunciado ao Ministério Público por acúmulo ilegal de cargos nos estados do Maranhão e do Piauí. De acordo com o documento encaminhado pelo cidadão José de Alencar Soares Junior, o servidor ocupa simultaneamente dois cargos de professor: um no Estado do Maranhão, com carga horária de 30 horas semanais, e outro no Estado do Piauí, com 40 horas semanais.
Segundo a denúncia, os municípios onde o servidor atua estão situados em estados diferentes e a aproximadamente 90 quilômetros de distância, o que tornaria impossível a compatibilidade de horários, requisito previsto na Constituição Federal (art. 37, inciso XVI) para casos em que a acumulação de cargos de professor é permitida.
A soma das cargas horárias chega a 70 horas semanais, e, considerando o tempo de deslocamento estimado em 2 horas por dia (ou cerca de 10 horas semanais), a jornada total alcançaria 80 horas semanais — o que, de acordo com o documento, inviabiliza a efetiva prestação do serviço público.
“A realidade fática demonstra tratar-se de uma carga horária absolutamente impraticável, considerando que seriam necessárias 16 horas diárias de dedicação para o cumprimento das atribuições dos dois cargos”, destaca o texto da denúncia.
O denunciante aponta ainda possível enriquecimento ilícito e violação ao princípio da eficiência administrativa, previsto no artigo 37 da Constituição Federal, uma vez que a administração pública estaria remunerando o servidor sem a devida contraprestação dos serviços.
A denúncia também cita jurisprudência de casos semelhantes em que tribunais reconheceram a incompatibilidade de jornadas superiores a 60 horas semanais, considerando tais situações como acúmulo indevido e passíveis de responsabilização.
Com base nesses argumentos, foi solicitado ao Ministério Público que oficie as Secretarias de Educação dos Estados do Maranhão e do Piauí para que informem a situação funcional, carga horária, frequência e remuneração do servidor, além da apuração da possível prática de improbidade administrativa, conforme o artigo 11 da Lei nº 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), com as alterações introduzidas pela Lei nº 14.230/2021.
A denúncia foi protocolada em 21 de agosto de 2025, no município de São Bernardo (MA).
Pelo Jornalista Domingos Costa
MA-312: a força de articulação do prefeito Neto Carvalho garante nova etapa de desenvolvimento para Araioses, Água Doce e toda a região
EX-PREFEITA DE ARAIOSES, LUCIANA TRINTA, ESTAR DESESPERADA COM A BOA GESTÃO DE NETO CARVALHO !
sábado, 18 de outubro de 2025 Seja o primeiro a comentar!
Prefeitura de Araioses participa de Seminário de Turismo em Cana Brava, Água Doce - MA
quinta-feira, 16 de outubro de 2025 Seja o primeiro a comentar!
Polícia Municipal de Araioses recebe novos equipamentos do Ministério Público por meio de Acordo de Não Persecução Penal
Prefeito Neto Carvalho garante novo sistema de água no Baixão das Porteiras
Araioses sedia Fórum Caminhos da Liberdade em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região
segunda-feira, 13 de outubro de 2025 Seja o primeiro a comentar!